As escolas sofreram adaptações por causa da pandemia mas o espaço físico que elas possuem são importantes e não podem ser substituídos
Créditos da imagem:
É na infância que todos nós despertamos a curiosidade sobre o mundo, conhecida por alguns como “a etapa das janelas”, ela é a fase mais importante para adquirir diversos conhecimentos e habilidades. E a escola é um dos meios essenciais para o cérebro que está em desenvolvimento.
Essas “janelas” representam as oportunidades que vão surgindo durante a primeira parte da vida e muitas coisas podem ser aprendidas com mais facilidade que na fase mais adulta, como novas línguas, esportes, desenhos, etc.
As habilidades podem ser notadas pelos pais e também professores, e se aproveitadas, geram grandes resultados ao longo da vida dos pequenos. Em pandemia, essas atividades estão sendo exploradas por cada professor com materiais acessíveis para composição do exercício.
A função que a escola exerce na vida das crianças, vai até o comportamento físico e emocional que elas levarão para todos os setores da vida. E não só a instituição como também, os professores são extremamente relevantes como condutores desse processo.
O convívio com outros alunos, também amplia as formas de comunicação para a interação social e os vínculos além dos familiares. Esse é um fator muito questionado em tempos de pandemia, já que crianças de até 5 anos geram a evolução dessas habilidades através do contato físico.
Embora muitas escolas tenham se adaptado ao ensino remoto, o espaço que a escola tem para receber os alunos representa um lugar de oportunidades e acolhimento. Quando dizemos que a criança vai para brincar, esquecemos os métodos adotados por cada profissional para que o ensino seja passado de maneira adequada e eficaz.
Por isso, sabendo a importância que existe no contato com colegas e a escola, é recomendado principalmente agora, que todas as atividades feitas sejam acompanhada pelos pais e professores para que essa sensação de interação com o aprendizado não sofra com o isolamento social que estamos vivendo.
Esses métodos garantem a saúde emocional, física e não deixam a sensação de vazio que muitas vezes pode ser despertada. E mesmo com tanta tecnologia, a escola ainda é o melhor meio de aprendizado para as crianças.