Projeto Pedagógico

EDUCAÇÃO INFANTIL (Berçário ao Infantil II)

A proposta pedagógica da Educação Infantil, fundamentada nas características da faixa etária, busca o desenvolvimento global e harmonioso da criança, trabalhando de forma integrada as áreas do conhecimento: cognitiva (pensar), sócio-afetiva (sentir) e psicomotora (agir).

Dentre as ideias importantes que norteiam a prática pedagógica, destacamos o aprender brincando e as situações concretas, que possibilitam a construção do conhecimento através de experiências lúdicas, prazerosas e desafiadoras, calcadas em valores como respeito, partilha e acolhida.

ENSINO FUNDAMENTAL I  (1º ano ao 5º ano)

Tem por objetivo principal oportunizar a construção e a ampliação de habilidades e competências essenciais como: ler, escrever, raciocinar, refletir, criar, dialogar, argumentar, pesquisar, analisar, agir e conviver.

Consideramos importante apresentar as situações, fatos e conceitos a serem estudados desta maneira, porque o aluno aprende interagindo e construindo conceitos de forma lúdica e significativa. Fazem parte das atividades oferecidas visitas pedagógicas a museus, exposições, usinas de reciclagem, sítios arqueológicos,  enfim   a diferentes espaços pedagógicos que possibilitam uma aprendizagem contextualizada, instigante e desafiadora.

ENSINO FUNDAMENTAL II  (6º ano ao 9º Ano)

Propõe-se a trabalhar na formação de alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem, através de oportunidades de construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver, como formas para ampliação da compreensão do mundo.

O aprendizado ocorre numa relação interativa entre todos os envolvidos no ato de aprender e ensinar: professores, funcionários, alunos e conhecimento, num processo contínuo de formação. Assim, o espaço escolar é o lugar para transformações, solidariedade, convívio com as diferenças, erros, acertos, contradições, colaboração mútua, sensibilidade e criatividade.